Roleta de descontos
A função da “roleta de descontos” funciona como um poderoso gatilho. Trata-se de uma ferramenta que dá ao usuário a chance de rodar uma roleta e concorrer a prêmios e descontos condicionado ou não ao fornecimento de seus dados. Essa é uma maneira fácil e eficaz de usar a gamificação para engajar sua participação, que vê no jogo a possibilidade de obter um benefício real. A oportunidade de tentar a sorte e ser presenteado com ofertas melhora a experiência do usuário e funciona como um diferencial em relação à concorrência.
Mas a parte mais legal desse tipo de ferramenta é que o êxtase da competição incentiva o cliente a fornecer seus dados pessoais. Afinal, em sua percepção, esse é um “preço” muito baixo a pagar em troca da experiência de girar a roleta e ser recompensado com descontos atrativos. Ou seja, usando esse gatilho, o lojista consegue aumentar a captação de dados qualificados e ainda impulsionar as vendas. Isso porque a roleta de descontos conta com excelentes taxas de participação. Além de transformar os clientes num poderoso banco de dados para futuras ações, o recurso ainda os encoraja a finalizar a comprar — afinal, acabaram de ganhar um desconto e tanto!
E se você quiser fechar o ciclo de compra do consumidor com chave de ouro, é possível integrar os dados obtidos com a roleta ao sistema de e-mail. Isso amplia as frentes de “ataque” e aumenta as chances de efetuar mais vendas, impactado o cliente com ofertas por e-mail ou redes sociais.